Ação de alimentos
ANTÔNIO PEDRO, brasileiro, aposentado, viúvo, devidamente inscrita no CPF sob o n°., portadora da Carteira de Identidade n°., residente e domiciliado à Rua, nº., bairro, cidade, estado,UF, CEP:, através de seu advogado abaixo assinado, com endereço na Avenida, nº., bairro, cidade, estado, UF, para onde desde já requer que sejam remetidas futuras intimações e publicações, vem respeitosamente à presença de Vossa Excelência, propor a presente AÇÃO DE ALIMENTOS em face de ARLINDO, brasileiro, empresário, estado civil, residente e domiciliada na rua, nº., bairro, cidade, estado, UF, CEP: , pelos razões de fato e de direito que passa a expor a seguir:
3 -DOS FATOS O AUTOR, foi casado, por mais de quatro décadas, tendo tido apenas um filho, Arlindo, dono de rede de hotelaria. Com o falecimento da esposa, o AUTOR, deixou de trabalhar em razão de grande tristeza que o acometeu. Já com sua idade avançada de 72 (setenta e dois) anos, começou a passar por dificuldades financeiras, sobrevivendo da ajuda de vizinhos e alguns parentes. Sua sobrinha-neta, MARIETA, que acabara de ingressar no curso de graduação em Direito, relatando aos colegas de curso o desapontamento com o abandono que seu tio sofrera, foi informada de que a Constituição Federal assegura que os filhos maiores têm o dever de amparar os pais na velhice, carência ou enfermidade. Então, pede a seu tio-avô que busque o Poder Judiciário a fim de que lhe seja garantido o direito de receber suporte financeiro mínimo de seu filho.
4 -DOS FUNDAMENTOS É estabelecido que os alimentos devam obedecer ao binômio necessidade/possibilidade, nos moldes do artigo 1.694, parágrafo 1º, do Código Civil Brasileiro.