Trabalho por tuguês
Meu pé de laranja-lima
Característica Psicológica: Ele era muito precose, tinha uma mente aberta pois precisava se virar sozinho para conseguir o que queria. Foi determinado e aprendeu a ler sozinho com 5 anos.
Precose:
“— Totóca. — Que é?
— Idade da razão pesa?
— Que besteira é essa?
— Tio Edmundo quem falou. Disse que eu era “precoce” e que ia entrar logo na idade da razão. E eu não sinto diferença.
— Tio Edmundo é um bobo. Vive metendo coisas na sua, cabeça.
— Ele não é bobo. Ele é sábio. E quando eu crescer quero ser sábio e poeta e usar gravata de laço. Um dia eu vou tirar retrato de gravata de laço.”
Sábio:
“Depois quando foi de noite e Jandira acendeu a luz do lampião porque a Light cortara a luz por falta de pagamento, eu fiquei na ponta dos pés para ver a “estrela”. Tinha um desenho de uma estrela num papel e embaixo uma oração para proteger a casa. — Jandira me pegue no colo que eu vou ler ali. — Deixe de invenções, Zezé. Estou muito ocupada. — Pois me pegue e veja se eu não sei ler. — Olhe, Zezé, se você estiver me aprontando alguma, você vai ver. Me colocou no colo e me levou bem atrás da porta. — Então, leia. Quero ver. Aí eu li mesmo. Li a oração que pedia aos céus, bênção e proteção para a casa e afugentasse os maus espíritos. Jandira me depositou no chão. Estava de queixo caído.”
Poses:
Quando provou ao Tio Edmundo que sabia ler, ganhou um cavalo branco “Raio de Luar.” Quando Godóia não o levou para pegar os brinquedos de Natal, foi para a rua e viu Nardinho brincando com uma caixa de fósforo amarrado em um besouro, e trocou por 3 figuras. Outra pose era seu pé de laranja lima,que virou seu confidente e melhor amigo.
Cavalo: “— Pois na sexta-feira o senhor não quer trazer um “Raio de Luar” pra mim, da cidade? — Vamos devagar, Zezé. O que é Raio de Luar? — É o cavalinho branco que eu vi no