Contribuições dos blogs e avanços tecnológicos na melhoria da educação
Marshall McLuhan, a partir de teorias de vários pensadores, que entre esses se destaca Neil Postman, aprofundou seu conhecimento sobre a “ecologia dos meios”. A ecologia dos meios analisa como os meios de comunicação afetam a opinião humana, a compreensão, a sensação, e o valor. McLuhan em seu livro, Comprender los medios de comunicación: las extensiones del ser humano, McLuhan diz que toda tecnologia pode ser considerada como lógica extensão dos órgãos, sentidos, faculdades ou funções do ser humano. Isso, pode-se dizer, se encaixa no processo de “remediação” que Paul Levinso empregou no seu livro The Soft Age. Levinson, empregou o termo “meio remedial” para descrever como nossas sociedades utilizam um meio para reformar ou melhorar o outro. De acordo com Levinson, em um esforço do qual nem sempre somos conscientes, tentamos fazer que os meios se pareçam mais com o homem .
OS BLOGS: AMBIENTE COMUNICATIVO E DE APRENDIZAGEM NO IMAGINÁRIO DA WEB 2.0 Os blogs, originalmente usados como um exemplo de um diário virtual, veio aos poucos ganhando espaço no mundo, tanto que os blogs começou dando voz à presença pública. Pessoas comuns sem meros conhecimento no mundo intelectual da web, passaram a usar os blogs com o necessidade de introduzir comentários e noticias sobre um assunto em particular. Tempo depois de sua criação (1992 por Tim BernersLe), 1998, o número de blogs chegava apenas a 20 e, em 1999, foram criadas para a internet ferramentas gratuitas de edição e publicação de blogs: Pitas e Blogger. Pitas e Blogger contribuíram para incrementar o número de blogueiros, ampliando, portanto, as possibilidades expressivas de um novo ambiente de comunicações que se desenvolve rapidamente na internet: a blogosfera (tudo que circula no mundo dos blog).
De acordo com estatísticas do Technorati, no começo do mês de abril de 2007, o número estimado de blogs no mundo atingia a marca de 170