O uso da tecnologia como ferramenta no processo ensino-aprendizagem
MARCÍLIA RINALDES ROCHA DOS SANTOS NETO
INTRODUÇÃO
Estamos em um momento, na qual a todo instante aparecem dicotômicas e profundas transformações que geram infinitas informações. As informações recebidas são tantas que o ser humano não consegue apreender tudo que lhe é passado e nem guardar todo conhecimento elaborado. Esse fato, gera insegurança, medo, ruptura no saber e torna sua vida fragmentada.
A exigência social atualmente é maior, determina que todos saibam caminhar por áreas antes desconhecidas, tal qual a tecnologia nas escolas. O que mostra que o mundo globalizado é intensamente tecnificado e por isso, surge uma competição quase selvagem entre os indivíduos devido à demanda cada vez maior, por pessoas que tenham qualificação cultural e com escolaridade formal. As habilidades estabelecidas são cada vez mais exigidas, uma vez que o desenvolvimento a que se chegou não aceita o trabalhador que não tenha qualificação.
O presente artigo tem como premissa abordar as transformações provocadas pelas novas tecnologias digitais aplicadas na educação no inicio terceiro milênio como recurso pedagógico, expondo desafios na apropriação do conhecimento e redefinições do papel dos professores nesse novo contexto. O artigo pretende também mostrar uma nova forma de construir conhecimento dentro da escola.
O USO DA TECNOLOGIA COMO FERRAMENTA NO ENSINO-APRENDIZAGEM
A sociedade atual advém da revolução tecnológica e seu desenvolvimento na produção e na área da informação, gerando predicados passíveis de assegurar à educação uma autonomia ainda inalcançada. Isto se dá à medida que o desenvolvimento das competências cognitivas e culturais determinadas para o pleno desenvolvimento humano passa a se ajustar com o que se espera no âmbito da produção.