AÇÃO DE AGENTES QUÍMICOS SOBRE AS BACTÉRIAS
ENGENHARIA AMBIENTAL
MICROBIOLOGIA E BIOQUÍMICA AMBIENTAL
PROF. DR. ALVARO SILVA LIMA
AÇÃO DE AGENTES QUÍMICOS SOBRE AS BACTÉRIAS
MÉRCIA COUTO QUARANTA
TILAK OLIVEIRA MÜLLER
Aracaju
Abril/2014
1. Introdução
Os micro-organismos podem ser controlados ou prevenidos através da aplicação de agentes químicos ou físicos sobre os micróbios e assim evitando contaminações em hospedeiros.
Para Stainki (p. 7), “Os métodos químicos são baseados em substâncias naturais ou sintéticas para eliminar ou inibir o crescimento dos micro-organismos em tecidos vivos ou em objetos inanimados”.
Poucos agentes químicos proporcionam a esterilidade, o a maioria reduz a população microbiana em níveis seguros ou podem remover as formas vegetativas de patógenos nos objetos. Não existe um desinfetante que é apropriado para todas circunstâncias. A ação de agentes antimicrobianos pode ser influenciado por vários fatores como pH, temperatura, tempo de contato, presença de matéria orgânica (inativa algumas substâncias), fase do ciclo vital do micro-organismo, concentração do composto químico e a presença de outras substancias químicas (STAINKI).
Os efeitos dos métodos químicos são categorizados por efeitos estático (ocasiona a inibição no crescimento microbiano) e por efeitos microbicida (promove a destruição dos micro-organismos) (STAINKI).
2. Objetivos
Verificar a ação bactericida e/ou bacteriostática de diferentes desinfetantes.
3. Materiais e Métodos
Materiais
- “Swab”
- Placa de Petri com meio de cultura
- Cultura de bactéria
- Pinça
- Disco de papel de filtro
- Agente químico
Metodologia
Retirar o “swab” do tubo que o continha e fazer imersão na cultura de Escherichia coli. Em seguida, passar por toda a superfície da placa de petri. Vale ressaltar a importância do cuidado para não contaminar a cultura de bactéria e a placa de petri, realizando todo o experimento perto da chama e de