Acidos Quimicos
Victor Hugo Rodrigues Machado
Elementos Quimicos e Suas Importancias
Fazenda Rio Grande Outubro de 2014
Ácido sulfúrico
O Ácido Sulfúrico é totalmente tóxico e corrosivo, além de ser incolor, viscoso e pouco volátil pois seu ponto de ebulição é 338ºC.
É amplamente ultilizado na fabricação de baterias de automóveis, na produção de explosivos, no refino do petróleo, na indústria de fertilizantes, e na produção de outros ácidos como o ácido nítrico.
Ácido nítrico
O ácido nítrico é um composto químico representado pela fórmula HNO3, líquido viscoso, inodoro e incolor, muito volátil, forte oxidante, corrosivo, imiscível em água. É o segundo ácido mais fabricado e mais consumido na indústria, perdendo apenas para o ácido sulfúrico.
Ele é muito utilizado na fabricação de explosivos (nitroglicerina ou dinamite, trinitrotolueno ou TNT e trinitrocelulose ou algodão-pólvora). Também é usado na fabricação de salitre (NaNO3 e KNO3), para produzir fertilizantes agrícolas, como o NH4NO3, e pólvora negra. O ácido nítrico também pode ser usado na fabricação de corantes, de fibras sintéticas (náilon e ceda artificial), de nitratos, etc.
Ácido clorídrico
O ácido clorídrico vem da dissolução do gás cloreto de hidrogênio em água. Ele é usado em laboratório, em indústrias, na forma impura em produtos de limpeza de pisos com o nome de ácido muriático e é um dos componentes do suco gástrico do estômago.
Sua aparência é de um líquido incolor ou levemente amarelado.
É utilizado principalmente para limpeza e tratamento de metais ferrosos, e processamento de minérios, acidificação de poços de petróleo, regeneração de resinas de troca iônica, na construção civil, na neutralização de efluentes, na fabricação de produtos para a indústria de alimentos e farmacêutica, entre muitos outros.