Relatório de Crescimento Microbiano
Curso de Engenharia Ambiental
Disciplina de Microbiologia Aplicada à Engenharia Ambiental
Professora Eloane Malvessi
Relatório de Aula Prática de Microbiologia III:
Crescimento Microbiano
Caxias do Sul
2011
1. INTRODUÇÃO
O controle de microrganismos é fundamental para a prevenção da transmissão de infecções, da contaminação ou do crescimento de microrganismos patogênicos, bem como do dano ou da deterioração de materiais. Os agentes químicos são amplamente utilizados para a desinfecção. Quando usados de forma adequada, são altamente destrutivos para esporos, microbactérias e vírus e podem funcionar como esterilizantes. A eficácia de um desinfetante químico depende de muitos fatores tais, como a concentração da substância, o tempo necessário para a substância agir, o pH da solução e a temperatura. O mecanismo de ação destes agentes envolve a lesão das membranas celulares, inativação das enzimas e/ou danificação do material genético das células.
Muitos vegetais contêm compostos que são inibidores de crescimento de microrganismos e exercem papel importante na resistência destes vegetais aos patogênicos.
2. OBJETIVOS
Os objetivos pretendidos foram diminuir os microrganismos da pele observando a eficácia da lavagem das mãos com o uso de um antisséptico, verificar o efeito qualitativo de desinfetantes e antissépticos sobre o crescimento bacteriano e verificar a ação antimicrobiana de extratos vegetais.
3. METODOLOGIA
3.1 Ação de agentes químicos – Anti-sepsia das mãos
Materiais e equipamentos
•
Placa de Petri com ágar TSA
•
Álcool iodado a 1%
Método
A placa de Petri foi dividida em duas partes com caneta específica. Em uma das partes as pontas dos dedos da mão direita foram impressas sobre a superfície do ágar. Após efetuar a lavagem das mãos com álcool iodado durante 30 segundos, as pontas dos dedos da mão direita foram novamente impressas na placa, porém sobre a outra
metade