Relatório controle do crescimento microbiano
INTRODUÇÂO: Não há muito tempo que a ciência desenvolveu a primeira técnica de controle microbiano. Segundo Tortora 2005, foi na metade do século XIX, que os médicos Ignatz Semmelweiss e Joseph Lister começaram as primeiras práticas do controle microbiano para procedimentos médicos, que incluíam lavagem das mãos com cloreto de cal, que matava os micróbios, e as técnicas de cirurgia assépticas.
A escolha do método de controle microbiano depende do material e do nível de controle que se deseja obter. O controle de microrganismos significa redução da carga microbiana e até mesmo morte e perda da capacidade reprodutiva, tendo como alvos celulares, a parede celular; membranas citoplásmicas; enzimas e proteínas; RNA e DNA. Assim, o crescimento microbiano pode ser controlado de diversas formas e por diferentes métodos; químicos, físicos e por antibiograma. Vermelho, 2011, ressalta que existe uma variação muito grande em termos de sensibilidade entre os microorganismos e os endósporos de procariotos aos métodos físicos e químicos de controle.
Experimento I- Controle Químico:
Objetivo: Observar a eficiência de agentes químicos no controle de bactérias.
Materiais e Métodos: Sabonete antibacteriano protex; álcool 70% e esfregaços do dedo sujo, placa de petri foram os matérias utilizados. Na placa de Petri com meio de cultura, foi feita uma marcação, dividindo-a em três partes; Em uma delas foi feito o esfregaço com o dedo sujo, em outra parte esfregaço do dedo lavado com o álcool 70%. Na última divisória fez um esfregaço de um dos dedos depois de termos lavado as mãos com o sabonete antibacteriano.
Resultado e discussão: Pode-se observar o crescimento de colônias na superfície do meio de cultura em todas as sete amostras coletadas. Verificando que nos esfregaços dos dedos sujos o resultado foi o crescimento de 66 U.F. C (Unidade Formadora de Colônia). Os esfregaços de quando o dedo utilizado foi