RELATÓRIO DE AULA PRATICA MICRO BIOLOGIA
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA
GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA AMBIENTAL
MICROBIOLOGIA APLICADA À ENGENHARIA AMBIENTAL
PROF. ELOANE MALVESSI
RELATÓRIO AULA PRÁTICA III- CRESCIMENTO MICROBIANO
Giovani Zanella Marchesini
Mauricio Marin
Caxias do Sul
2011
1. Introdução
Uma abordagem comum no estudo do crescimento microbiano (em geral usado para culturas de bactérias e leveduras) é a obtenção de curvas de crescimento. Constituem-se em representações gráficas do aumento do número de indivíduos em um determinado período de tempo. Em condições experimentais, quando se inocula uma população microbiana em um frasco contendo uma quantidade inalterável de meio de cultura (sistema fechado), o crescimento dessa população passa por fases de crescimento características, que permite, então, o reconhecimento do padrão de crescimento da população em estudo em determinada situação.
A estimativa do número de células pode ser feita por diversas técnicas. Existem vários métodos disponíveis, mas para cada caso, deve-se escolher o método mais adequado, que vai depender do microrganismo envolvido e das condições do meio. Neste relatório constam as técnicas de diluições seriadas, estimativa de biomassa por massa seca, a estimativa indireta por formação de gás – resultante do metabolismo de leveduras e ainda, o uso de câmara de contagem.
2. Objetivos
. Obtenção de uma curva de crescimento a partir de amostras coletadas periodicamente de cultivos de Kluyveromyces marxianus, através da estimativa de peso seco.
. Aprender o princípio de diluições decimais seriadas.
. Aprender a enumerar microrganismos utilizando a técnica de contagem em placa e em câmara de contagem.
. Analisar o metabolismo anaeróbio de leveduras.
3. Metodologia
3.1. Curva de crescimento pela estimativa de peso seco
Amostras periódicas coletadas dos cultivos de Kluyveromyces marxianus com diferentes concentrações de