Geometria Descritiva
FACULDADE DE ARQUITETURA, ENGENHARIA E TECNOLOGIA - FAET
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL - DESA
STELA AMANDA SANTOS DE AZEVEDO
RELATÓRIO DE BIOLOGIA APLICADA
AULA 1
MICROSCOPIA DE CELULAS EUCARIONTES E PROCARIONTES
(06/10/2014)
CUIABÁ 2014
STELA AMANDA SANTOS DE AZEVEDO
RELATÓRIO DE BIOLOGIA APLICADA:
AULA 1
MICROSCOPIA DE CELULAS EUCARIONTES E PROCARIONTES (06/10/2014)
CUIABÁ
2014
INTRODUÇÂO A microscopia é processo básico da biologia moderna, sendo responsável por umas das mais importantes descobertas da humanidade relacionada com a vida, como é caso das células e de sua estrutura e funcionamento.
A história da microscopia começa com a fabricação das primeiras lentes óticas até a primeira observação microscopia feita por Antonie Van Leeuwenhoek (físico holandês), no século XVII desenvolveu o microscópio simples capaz de ampliações de até 200x com o qual o cientista fez a primeira observação de bactérias, as quais na altura deu o nome de protozoários, surgem também neste século os primeiros microscópio binocular (duas oculares em vez de uma só) para melhoria das imagens obtidas com o microscópio ótico. A capacidade de ampliação foi evoluindo em consequência do aperfeiçoamento das lentes.
A invenção do microscópio inseriu o homem no universo minúsculo, o das células que podem ser divididas em eucariontes e procariontes que se diferem principalmente pela estrutura celular. No curso de engenharia sanitária é importante conhecer estas células para ajudar a caracterizar meios para a realização de tratamento de águas, resíduos sólidos e líquidos, bem como ao controle da poluição das águas, do solo e do ar.
Assim, a cada dia que passa desenvolve-se microscópios com resoluções ainda mais precisas, corantes, protocolos de coloração e técnicas de preparação para