Aços
A boa soldabilidade de um aço é associada à pouca transformação da estrutura cristalina na execução da solda. Em geral como regra básica pode-se que o aumento do teor de carbono reduz a soldabilidade. Altos teores de enxofre também são prejudiciais à soldagem.
A tabela abaixo classifica o aço em três grupos de acordo com a soldabilidade e o teor de carbono. Os aços para construção civil estão predominantemente na classe I. Exceções são os aços para armadura de concreto, como CA-50 e CA-60 (NBR 7480/96) que são difíceis de soldar e requerem operações de pré-aquecimento e alívio de tensões.
Nota: O desenvolvimento de tecnologias de produção de vergalhões soldáveis e armaduras soldadas tem facilitado a aplicação, pela redução de operações de soldagem no canteiro de obras.
Aborda-se a seguir as características de soldabilidade dos aços carbono e dos aços de baixa liga e alta resistência.
Quais são as propriedades físicas do aço cromo-molibdênio 4130?
A liga de aço 4130 é um material com pouco carbono que contém cromo e molibdênio para conferir maior resistência a esse composto e melhorar suas propriedades mecânicas. As características físicas do aço 4130 dependem de sua composição química e da sua microestrutura, podendo esta ser alterada, dependendo de seu processo de formação. As propriedades físicas superiores do aço cromo-molibdênio 4130 o tornam adequado para aplicações em estruturas aeroespaciais.
Composição química
As propriedades físicas do aço 4130 são provenientes de sua composição química. Esse material é composto por mais ou menos 0,3% de carbono, o que faz dele um tipo de liga de aço com baixo teor de carbono. As propriedades mecânicas superiores desse material são provenientes da adição de íons de cromo e molibdênio. Por volta de 1% de cromo e 0,2% de molibdênio são usados em ligas de aço 4130. Outros elementos químicos, como o manganês e o silicone, também estão presentes na