A SALVAÇÃO
Texto : Lucas 23:33 a 43.
1. O QUE É SALVAÇÃO
Salvar é a ação praticada por algo/alguém no sentido de resgatar algo/alguém que estava perdido/condenado.
Uma pessoa precisa de salvação ou resgate, quando ela mesma, usando de suas próprias forças não é capaz de se livrar de uma situação catastrófica que a atinge contra sua própria vontade.
2. A SALVAÇÃO NO CONTEXTO BÍBLICO
Sob o contexto da palavra de Deus, a salvação se refere ao livramento do homem da condenação ao inferno como resultado da prática do pecado (Mat 23:33 Serpentes, raça de víboras! como escapareis da condenação do inferno?).
De fato, a bíblia afirma textualmente que nossos pecados nos condenam à morte e ao inferno (Tiago 1:13-16 - Ninguém, sendo tentado, diga: De Deus sou tentado; porque Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta. Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência. Depois, havendo a concupiscência concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte.
Não erreis, meus amados irmãos.).
3. O PECADO
Deus nos criou perfeitos (Gênesis 1:26-28 E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra. E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.
E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra.),
Mas o homem, através da prática do pecado se corrompeu, tornando-se incompatível com Deus (Isaias 59:1-2 - Eis que a mão do SENHOR não está encolhida, para que não possa salvar; nem agravado o seu ouvido, para não poder ouvir. Mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós,