Aços
Designação ABNT 1006 Aplicações
Tubos e perfis tubulares Conjuntos estruturais mecânicos; Máquinas; sistemas fluidodinâmicos; Indústrias Automotivas, agrícola, bens de capital, moveleira e outros. Perfis estruturais Trilhos de portões e portas de correr (Stanley); Gradis de janelas e fachadas de imóveis; Portas de correr com tiras articuladas (lojas comerciais); Perfis “U” leves para as mais diversas aplicações.
Estruturas metálicas; Construção de Máquinas; Colunas e escoras; Estruturas espaciais (inclusive de torres de transmissão); Construção civil: coberturas e fechamentos; colunas, vigas, tesouras, terças, etc. (galpões e residências); Serralheria em geral (portões, grades, estruturas); Veículos e máquinas agrícolas. Treliças para torres de eletricidade ou telefonia; estruturas para galpões, portões e grades residenciais,etc; Componentes estruturais de colheitadeiras, plantadeiras, arados, pulverizadores, etc; Tirantes para chassis de ônibus, carretas, caminhões, reboques, etc;
Características
1010
Resistência à ruptura - 35 a 45 kg/mm2 Teor de carbono - 0,05% a 0,15% Não adquire têmpera Grande maleabilidade, fácil de soldar.
1008
1012
Bicicletas; Andaimes e escoras; Postes de iluminação; Irrigação; Redes de incêndio; Carroçarias de Caminhões e ônibus; Autopeças; Estruturas espaciais; Serralheria em geral (portões, grades e estruturas); Condução de fluidos; Trocadores de calor; Estruturas de máquinas agrícolas.
1020
Resistência à ruptura - 45 a 55 kg/mm2 Teor de carbono - 0,15% a 0,30% Não adquire têmpera Maleável e soldável
Indústria agrícola, automobilística, de máquinas e equipamentos, etc.
Aços de alta resistência e baixa liga:
Designação ASTM A 131 Gr A Características
Limite de Resistência MPa 400 a 490 Limite mínimo de escoamento 315-390 MPa Limite de Resistência MPa 435 Limite mínimo de escoamento 345 MPa
Aplicações
Estruturas navais
A 588
Estruturas