Açoes para solução de um problema social
Gestão Pública
DENILSON JOSÉ DE OLIVEIRA
Ações para soluções de um problema social
VITORIA/ES
2015
Ações para soluções de um problema social
Introdução
Esse trabalho tem como objetivo mostrar as dificuldades sociais que a população Brasileira vive, no sistema capitalista, enquanto a minoria da população que é a elite fica rica, a grande massa das populações vive em condições desumanas tendo seus direitos sendo negando.
A falta de políticas publica para garantir os direitos de dessa população não são executada de forma correta, os programas do governo federal, como bolsa escola e bolsa família, não garante a população uma vida digna, só passa uma paquiagem para dizer que o governo está cumprindo com o papel de garantir os direitos a alimentação e aos estudos.
O governo e a Resposta
Os problemas sociais poderiam ser resolvidos ou minimizados com ações conjuntas entre a sociedade econômica privada, sociedade civil organizada e o governo.
Percebe-se que as empresas privadas tendem a inclinar-se ao lucro individual, buscando o domínio cada vez mais do mercado ao qual compete. A cultura da maioria das empresas e dos indivíduos é achar e jogar para cima do governo todos os problemas sociais que a sociedade tem.
O governo como ente público, e de abrangência macro dentro da sociedade, tem acesso e maior liberdade para tentar amenizar os impactos da pobreza criando mecanismos que traz sensação de bem estar aos seus cidadãos.
Os governos criam, estabelece e impõe diversas regras e limites que impede que o capitalismo avance e denigre ainda mais a classe menos favorecida.
O nível internacional ainda não existe um regime ou regra econômica regulatória, mas em níveis nacionais existem como as Leis de transito dos mercados livres que inspeciona os alimentos, medicamentos e inibem fraudes aos consumidores. Estas leis não são perfeitas e tão pouco são fiscalizada com eficácia, principalmente em países em desenvolvimento onde a corrupção