Açao em Grupos
Guia de ação para o trabalho em grupos
1
fazendo minha história
Guia de ação para o trabalho em grupos
apresentação
Estar em grupo nos dá a sensação de estarmos mais vivos. Pelo menos é assim para mim, me sinto inteira, muito viva, dentro de um grupo. Sempre acreditei no potencial deles. Fiz psicodrama que é uma técnica que aposta na força do grupo para o desenvolvimento das pessoas. Trabalho na Outward Bound, uma organização que trabalha com pessoas, vivendo experiências em grupo ao ar livre. Fiz terapia em grupo. Faço esportes coletivos, dentre eles a corrida de aventura. Em equipe!
Amo grupos.
Mas o que diferencia um grupo de uma junção de pessoas em um determinado lugar? Aliás, será que precisam estar no mesmo lugar? Precisam de um objetivo comum? Para ser grupo, será que precisamos juntar pessoas semelhantes ou pessoas diferentes?
Ou será que esse critério não tem nada a ver e o que faz de um grupo um grupo é a afinidade?
Há várias teorias sobre grupos, e vários tipos de grupos, sem dúvida alguma. Aqui, neste guia, consideramos grupo as crianças e adolescentes que estão juntas, de forma atenta e cuidadosa consigo e com o outro com o desafio de se conhecer melhor a partir de histórias de livros, histórias pessoais e familiares. Neste cenário, o cuidado, o acolhimento, o encantamento, a possibilidade de identificação e de crescimento se potencializam.
3
Foi a partir desta visão que iniciamos os grupos do Fazendo Minha
História e, depois de alguns anos, percebemos que tínhamos algo a compartilhar para que muitos pudessem trabalhar com histórias, únicas, fortes, importantes e muitas vezes difíceis, em grupo.
O olhar para a própria história pode ser muito mais acolhedor quando temos a certeza de que não estamos sozinhos: há outros que estão aqui comigo e entendem a minha dor. Há outros que viveram coisas mais difíceis e seguem sonhando e sorrindo para a vida. Há projetos que podemos