Constituir-se enquanto grupo: a ação de sujeitos na produção do coletivo
RESENHA
Constituir-se enquanto grupo: a ação de sujeitos na produção do coletivo
Andréa Vieira Zanella
Renata Susan Pereira
UFCS
Acadêmica:
Kathia Andrade Oliveira
Curso: Psicologia
Disciplina: Psicologia Institucional
Professora: Dayse Mara Bortoli
Turno: Noturno
Turma: 6º período
Foz do Iguaçu, 13 de abril de 2012.
RESENHA
Constituir-se enquanto grupo: a ação de sujeitos na produção do coletivo
Andréa Vieira Zanella
Renata Susan Pereira
UFSC
___________________________________________________________________
O artigo analisa o processo de constituição de um grupo a partir de material coletado em pesquisa com uma turma de servidores públicos, participantes de um programa de formação gerencial. O estudo dos grupos pela psicologia social pressupõe a análise das relações sociais que são produzidas nesse contexto. Fazendo algumas menções à literatura, o artigo destaca que há uma multiplicidade de enfoques teóricos quando o assunto é a formação de grupos.
A investigação que serviu de base para o artigo foi realizada com uma turma de vinte servidores públicos federal participantes de um Programa de Formação de Gerentes em Serviço. Com o propósito de capacitar servidores, o programa propunha produções coletivas, o que almejava a integração dos funcionários.
A partir de fitas-cassetes, fitas de vídeo e anotações, foi analisado o movimento de constituição do grupo. A disposição ao encontro foi o primeiro ponto observado no sentido de formação do grupo. Essa disposição pôde ser demonstrada a partir da apresentação dos servidores entre si, na qual os mesmo destacavam aspectos pessoais em superioridade aos aspectos profissionais, mesmo se tratando de um programa que de certa forma era uma extensão do trabalho. Ainda na apresentação, pode-se notar a presença das relações de poder quando eram referidos os cargos, o tempo de serviço, etc. Porém, essas relações foram demonstradas com bom humor, o