Açai nutrição e tecnologia
I. Aspectos nutricionais
O açaí é um alimento de base importante. Um litro (1000g) de açaí médio contem cerca de 130 g de mateira seca (o que sobra uma vez que se tira toda a água). A metade quase disto é gordura (lipídios), o que faz do açaí um alimento muito energético (duas vezes mais que o leite), apesar de provocar as vezes uma digestão pesada, o que provoca sono depois de ter tomado açaí.
O óleo extraído do açaí é de boa qualidade e melhor para a saúde do que aquela do leite.
O açaí tem uma quantidade bastante elevada de vitamina E (68 mg por litro de açaí médio). A vitamina E tem um papel de antioxidante natural importante e diminui o envelhecimento. A quantidade de vitamina E necessária diariamente é igual a 5-15 mg .
O conteúdo em fibras é alto (na faixa de 50g por litro de açaí médio). As fibras não são digeridas e ajudam a digestão, acelerando o trânsito intestinal e contribuindo a evitar o câncer do cólon (parte do intestino grosso). Com um meio litro de açaí médio, o consumidor já ingeriu 25g de fibras, a quantidade quotidiana aconselhada sendo de 35g de fibras/adulto por dia).
Tem um teor em proteínas razoável no açaí (na faixa de 10-20 g por litro de açaí médio) em relação à outras frutas. Porém, não basta para suprir as necessidades em proteínas, principalmente no caso das crianças e adolescentes. Deve existir na alimentação uma outra fonte de proteínas, tal a carne, o peixe,...
O açaí pode se classificar entre os alimentos mais ricos em ferro (5 mg por litro de açaí médio) e por isso sempre se falou muita coisa sobre o ferro do açaí. Entretanto, apenas uma pequena parte deste ferro é disponível para a nossa saúde, a maioria do ferro do açaí não está digerida e portanto não está aproveitada pelo corpo.
Os teores em potássio e, principalmente, em cálcio (43à mg por litro de açaí médio comparado com 1200 mg por litro de leite) são elevados e contribuem a fazer do açaí um alimento