Aztecas
Quando o continente americano foi descoberto pelos europeus, já exisistiam civilizações. Não só o planalto mexicano, formando a continuidade da espinha dorsal do continente americano, apresentou uma alta civilização, como também a que floresceu nos Andes.
Estas civilizações cresceram apenas do lado do oceano Pacifico, ou seja, do lado ocidental, pois do lado Atlantico, desde a America do Norte, até as terras brasileiras e os pampas, os amerindiano permanecei em estado selvagem.
As grandes civilizações, formando impérios distintos, partindo do norte foram:
1° “a civilização mexicana ou azteca com suas denpedencias mixtecozapoteca do Oajaca;
2° a civilização maia quiché, no Yucatan, na Guatemala e partes de Honduras;
3°a civilização da América central, estendendo por Nicarágua e São Salvador;
4° a civilização chibcha, na Costa Rica, Panamá e Colômbia;
5° a civilização peruana (inco-quichuaaimará) no Peru, Bolivia e Chile;
6° a civilização diaguita, ou calchaquis na Argentina”
Aztecas
O planalto de Anahuac chamado também de planalto mexicano, foi atingido em datas desconhecidas por tribos vindas do Norte. Entre estas, os Toltecas distinguiam-se por sua adiantada civlização. Iniciaram a cultura do solo, organizaram uma forte confederação, fundaram cidades, são sucedidos pelos Chichimecas que se tornaram os donos da região. Aproximadamente no ano 1000 aparecem os Aztecas que fundam a cidade de Tenochtitlan, posteriormente chamada México, impõe seu dominio, formam um estado podereso que é, destruido pelos espanhóis comandados por Fernando Cortez. Todos estes povos eram originarios do noroeste da costa do Pacifico, onde hoje está o Estado de Washington.
A principio nômades, os aztecas ,aos tarde fixam-se ao solo, levantam cidades, atingem o mar. Uma aristocracia militar, disciplinada e poderosa, organiza politicamente o Estado, sob a direção de um chefe supremo, hereditario, transformado em imperador e assim chamado pelos