Aztecas
POVOS PRÉ-COLOMBIANOS
Povos:
A hipótese mais provável foi que os povos que ocuparam a mesoamerica vieram da Ásia central para America do norte e depois migrarão para America do sul, se estabeleceram e deram origem aos povos pré-colombianos. Ocuparam as regiões, onde hoje estão situadas as cidades, do México, Honduras, El Salvador, Belize, Nicarágua, Guatemala, Costa Rica.
O império Azteca não era composto por uma cultura homogenia, essa civilização conquistou parte da região do México e se juntou a civilizações já existentes e mais desenvolvidas. Os Aztecas formaram uma espécie de aliança com os povos Toltecas e Tepanecas, no entanto pela sua característica combativo logo passaram a dominar estes povos e a conquistar outros.
Tempo:
Estudos apontam que os povos aztecas existiam desde 1325 no norte do México. Depois de fundada sua capital, Tenochtitlán, as margens do rio Toxcoco, em 1427 viveram ate a chegada do conquistador espanhol Francisco Hernandez de Córdoba em 1519/1521.
Espaço:
Alem da capital de Tenochtitlán existiam outras importantes cidades como: Tula, Mitla e Monte Albán.
Sistemas político e Social:
Sua base social, funcionava de acordo com a aliança entre eles e os Toltecas e Tepanecas. Os três principais líderes comandavam suas respectivas cidades. Sua política era baseada no sistema de famílias nobres, CAPULLI, dentre os quais eram divididas as terras. Existiam dois chefes; um militar – Tcachcauh – e um civil – Calpullec – e o conselho de anciãos, o governo central compreendia um grande conselho – Tlatocán e era esse conselho que elegia o Imperador ou Tlatecuhtli. Sua sociedade era dividida entre o Nobres – Militares, Sarcedotes e Magistrados – e os pobres – comerciantes, artesãos e camponeses. Os principais imperadores foram
ltzcoatl – 1427-1439
Montezuma I – 1440-1468
Axayacatl – 1469-1485
Ahuizotl – 1486-1502
Montezuma II – 1502-1521
O fato do povo Azteca ser do tipo conquistador