Aziz ab'saber
Professor da USP morreu nesta sexta-feira aos 87 anos.
Ele ganhou prêmio da Unesco para Ciência e Meio Ambiente, entre outros.
Do G1, em São Paulo
Geógrafo Aziz Ab'Saber, em dezembro de 2004
(Foto: Agência Estado/Arquivo)
Aziz Nacib Ab’Saber fez dos estudos profundos sobre a geografia do país as suas armas na defesa dos recursos naturais do país. O professor costumava dizer que é preciso conhecer e respeitar a natureza para manter o equilíbrio do meio-ambiente. Durante quase 70 anos dedicou seus estudos à geografia, se tornando referência no assunto no país e internacionalmente, tendo recebido o Prêmio Unesco para Ciência e Meio Ambiente de 2001, entre outros. Considerado o principal geomorfologista do país, Ab'Saber morreu nesta sexta-feira(16), aos 87 anos, em sua casa na Grande São Paulo.
Filho de pai libanês e mãe brasileira, Aziz Ab’Saber nasceu em São Luís do Paraitinga (SP), no Vale do Paraíba, interior de São Paulo. Passou a infância em Caçapava e Taubaté, outras cidades da região.
Aos 16 anos, foi para São Paulo para terminar o colegial. No ano seguinte, entrou na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP (FFLCH). Segundo o próprio Ab’Saber, sua aprovação se deu por sua grande capacidade em fazer desenhos. Em artigo publicado no site da USP, o professor relatou que nos primeiros meses da faculdade participou de uma excursão pelo interior de São Paulo. Ao observar o relevo e vegetação de cidades como Sorocaba, Itu, Salto e Campinas, se apaixonou pela geografia. saiba mais
• Geógrafo Aziz Ab'Saber morre aos 87 anos em SP
• Conhecimento de Aziz Ab'Saber foi uma fonte de inspiração, diz Lula
Ab’Saber passou a estudar as características geomorfológicas dessas regiões. Terminou a faculdade em 1944 com licenciatura e bacharelado em geografia e história. Dois anos depois iniciou estudos específicos de geologia, para aprender mais sobre o solo.
Foi contratado pela USP para