“Os Domínios de Natureza no Brasil: Potencialidades Paisagísticas” de Ab’Sáber, Aziz Nacib
O presente trabalho tratará da obra “Os Domínios de Natureza no Brasil: Potencialidades Paisagísticas”, escrita por Aziz Nacib Ab’Sáber, renomado Geógrafo, Ecólogo e professor universitário, especialista em questões ambientais. A obra se constitui por nove capítulos mais anexos (divididos em três tópicos) distribuídos em 160 páginas, publicado no ano de 2003 em São Paulo pela editora Ateliê Editorial. O livro apresenta as características e as potencialidades das diversas paisagens que compõem a estrutura ecológica do Brasil. Estes são analisados sob uma perspectiva ecológica, fisiográfica, pedológica, biológica, morfoclimática, hidrológica e fitogeográfica, possibilitando, então, um detalhado conhecimento relativo aos aspectos físicos do mosaico paisagístico brasileiro.
No capítulo 1, “Potencialidades Paisagísticas Brasileiras” o autor coloca a paisagem como um resultado de processos fisiográficos e ecológicos, onde elementos naturais e artificiais atuam como transformadores do espaço físico. Dessa forma o processo de modelagem e remodelagem topográfica define a paisagem com uma ideia de herança da atuação de fatores durante milhões de anos.
O Brasil, pela sua grande extensão, possui um enorme mostruário de paisagens e ecologias tropicais, dentre as quais se encontram as principais do mundo. Para se entender e documentar todo o complexo fisiográfico e biogeográfico brasileiro o estudo morfoclimático e fitogeográfico é imprescindível, pelo qual são adquiridos conhecimentos sobre a composição do relevo, os tipos de solos, a vegetação presente e as condições climáticas e hidrológicas. Ab’Saber identifica seis grandes domínios paisagísticos e macroecológicos no território brasileiro, cada um com sua característica específica, sendo quatro intertropicais e dois subtropicais: 1) Domínio das Terras baixas florestadas da Amazônia; 2) Domínio das depressões