Aziz Ab'Saber
Entre as principais obras de Aziz Ab’Saber estão:
“O que é ser geógrafo” que ensina como enxergar a terra, o relevo, a natureza e mesmo as fotos de satélite de outra maneira - aliás, impressas em cores elas são tão belas quanto uma pintura. O homem é parte integrante e atuante disso tudo; migra, constrói, destrói. Até um pouco das origens ancestrais do Brasil, AbSaber mostra aqui, com seus estudos sobre o movimento de descida e subida do nível do mar através dos milênios ou suas pesquisas em vestígios deixados pelos homens pré-históricos. O livro traz, ainda, A teoria dos redutos, talvez a mais importante contribuição do professor Aziz AbSaber à ciência. E algo curiosíssimo - como se fosse um detetive da história do território brasileiro, o geógrafo descobriu, em algumas zonas, faixas de outra vegetação; pistas que evidenciam, por exemplo, áreas de secura onde hoje há florestas .
“Leituras indispensáveis”. Este livro nos mostra que o processo de construção do conhecimento é necessariamente pluridisciplinar, se faz no diálogo entre diferentes campos do saber. A série Leituras Indispensáveis foi concebida para apresentar aos estudantes universitários um conjunto de textos fundamentais para a formação de profissionais e cidadãos empenhados no compromisso com a ética e a democracia. O segundo volume da série apresenta 13 textos de destacados autores brasileiros e estrangeiros que refletem sobre diversos aspectos da nossa civilização, com Mario Andrade, Milton sabbag jr., Garret eckbo, Raimundo morais, Washington Novaes e Ivo Stoniolo.
“Amazônia: do discurso a práxis”. Este livro reúne os principais ensaios sobre a região amazônica produzidos pelo geógrafo Aziz Ab´Sáber, que encontravam-se dispersos em várias revistas especializadas, de acesso restrito aos