Biografia de Aziz Nacib Ab’Saber
Aziz Nacib Ab’Saber nasceu no dia 24 de outubro de 1924, filho de um libanês e de uma brasileira de São Luiz do Paraitinga e criado em meio a roceiros dos quais sua mãe era filha. Era geógrafo e professor universitário sendo considerado um dos principais pesquisadores e pensadores brasileiros nas áreas de geografia e meio ambiente. Ele também teve grande interesse pela arqueologia e ecologia, era Membro Honorário da Sociedade de Arqueologia Brasileira e Professor Emérito da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo e recebeu o Prêmio Internacional de Ecologia de 1998 e Prêmio Unesco para Ciência e Meio Ambiente. Mesmo tendo de se aposentado no final dos anos 1990, continuou na ativa.
Em meio aos debates a respeito sobre o novo do Código Ambiental, ele criticava a alteração das áreas de preservação em áreas particulares, e criticou o zoneamentosfísico e ecológicos do Brasil que não considerava todas as paisagens naturais do país. Ao sugerir o Código da Biodiversidade, o pesquisador pretendia recomendar uma maior proteção de espécies da flora e da fauna. Segundo ele, em um zoneamento correto seria possível considerar a região semiárida do sertão nordestino, do Cerrado brasileiro, os planaltos e araucárias, as pradarias do Rio Grande do Sul (os Pampas) e o Pantanal. Aziz Ab’Saber considerava o Código Florestal como algo que favorecia somente às classes sociais privilegiadas, possibilitando a redução de 20% das áreas de preservação da Amazônia.
Em sua vida lançou 300 trabalhos acadêmicos com reconhecimento internacional, desenvolveu linhas de estudos sobre os aspectos naturais do Brasil. Era um dos principais pesquisadores da USP (Universidade de São Paulo), uma das maiores autoridades em geografia física do Brasil, e atual Presidente de Honra da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Embora aposentado compulsoriamente no final do século XX, manteve-se em atividade até o fim