Avulsao e reimplante dentário
ESCOLA SUPERIOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
FUNDAÇÃO DE AMPARO A PESQUISA DO ESTADO DO AMAZONAS
AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO DE EDUCADORES DA REDE ESTADUAL PROFESSORA ÁUREA BRAGA SOBRE AVULSÃO E REIMPLANTE.
MANAUS - AM
JUNHO/2012
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS
ESCOLA SUPERIOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE.
FUNDAÇÃO DE AMPARO A PESQUISA DO ESTADO DO AMAZONAS
AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO DE EDUCADORES DA REDE ESTADUAL INTEGRAL DE ENSINO – CETI SOBRE AVULSÃO E REIMPLANTE.
Orientador: Fabrício Kitazono de Carvalho
Aluna: Yasmin Roberta Gouvêa Barbosa
Projeto apresentado ao Programa Amazonas de Integração da Ciência na Escola Superior de Ciências da Saúde.
MANAUS - AM
JUHO/2012
INTRODUÇÃO
Para o bom desenvolvimento psicosocial dos homens, é de grande importância o sorriso perfeito, pois a beleza do ato de sorrir é definida por conceitos estéticos. (ANDREASEN, 1994 e MARZOLA, 1997). Os traumatismos dentários e de estrutura de suporte provocam sérios problemas funcionais e estéticos, exigindo do profissional um atendimento imediato, e geram ao paciente o stress pelo trauma sofrido acompanhado na maioria das vezes de muita dor (SILVA et al., 2003; GUEDES-PINTO et al., 2006).
Os traumas dentários são classificados conforme sua localidade e agressividade da fratura, incluindo traumatismo nos dentes, aos tecidos de sustentação, à gengiva e à mucosa bucal, concussão, subluxação, extrusão, luxação lateral, intrusão e avulsão, podendo ser aplicada tanto à dentição permanente quanto à dentição decídua.
O traumatismo representa uma transmissão aguda de forças ao dente e às estruturas de suporte, resultando em fratura, deslocamento do dente, rompimento ou esmagamento dos tecidos de suporte, podendo acarretar sérios problemas, tanto funcional quanto psicológico. (ZARDETTO JUNIOR et al., 2008). Entende-se por avulsão dentária a completa