Traumatismo Dentario
O que é um trauma dentário?
Qualquer impacto sobre as estruturas dentárias pode levar a perda ou alterações na coloração do dente, caso não haja o correto atendimento ou demora na prestação do socorro. Tipos
1 - Luxação - Ocorre quando o dente recebe um impacto, mas se mantém íntegro e não sai totalmente do seu local de inserção -ALVÉOLO.
O que fazer?- Procure imediatamente uma Unidade Odontológica próxima de sua residência para avaliar a situação. Pode ser necessário tratamento do canal radicular e controle radiográfico.
2 - Avulsão - Ocorre quando o dente sai totalmente do alvéolo.
O que fazer? - Se o dente for permanente, lave-o em água corrente, para retirar substâncias estranhas, e coloque-o imediatamente no local da avulsão; caso não consiga fazê-lo apenas lave, acondicione em recipiente com soro fisiológico, saliva ou leite e procure imediatamente um dentista. SOMENTE FAÇA O REIMPLANTE DE DENTES
PERMANENTES.
3 - Fratura - Ocorre quando o dente se quebra.
O que fazer? - Levar a(s) parte(s)fraturada(s) ao seu dentista que poderá aproveitá-la(s) ou não. Prevenção: A melhor forma de se prevenir traumatismos dentários é obviamente prevenindo acidentes como um todo, acidentes de trânsito principalmente e aqueles relacionados à prática de esportes mais violentos. Obviamente que em casos de acidentes automobilístico a preocupação maior está na vida dos ocupantes do veículo, contudo a recuperação do sorriso, pode ser mais difícil do que a de outras lesões corporais, por isso dirija com atenção, em baixas velocidades e sempre com cinto de segurança.
Quanto aos esportes violentos, melhor não praticá-los; porém se o fizer, utilize-se de protetores bucais, que podem ser confeccionados pelo seu dentista.