Organelas
Organelas ou organóides são estruturas encontradas no citoplasma celular com função específica, que auxiliam no seu funcionamento, como iremos descrever.
Níveis de organização dos seres vivos:
Moléculas ‡ organelas ‡ célula ‡ tecido · ‚ organismos fl sistema fl órgão Observe, abaixo, a célula animal com as principais organelas.
Citoplasma Membrana plasmática Complexo de Golgi
Mitocôndrias
Núcleo Retículo endoplasmático rugoso Nucléolo Retículo endoplasmático liso Lisossomos
Figura da célula animal
As principais organelas (ou organóides):
Mitocôntrias: são organelas, que aparecem de centenas ou até milhares no hialoplasma, dependendo da atividade de cada célula.
Observando a figura abaixo, a mitocôndria é formada por duas membranas: uma interna e outra externa. A membrana interna apresenta crista mitocondrial, invaginações e delimita a matriz mitocondrial. Na matriz, encontramos moléculas de DNA, RNA, ribossomos. Apresentam capacidade de autoduplicação. Função: está relacionada com a produção de energia, devido à ocorrência das etapas da respiração aeróbia: ciclo de Krebs (matriz) e cadeia respiratória (cristas). Ribossomos: são grânulos formados por duas subunidades, que são constituídas por RNA e proteínas. São encontrados livres no citoplasma, formando uma cadeia, ou associados às membranas do retículo endoplasmático. Os ribossomos originam-se do núcleo. Função: nos ribossomos, os aminoácidos são ligados e formam as diversas proteínas dos seres vivos. Vale lembrar que as proteínas podem ser enzimas, anticorpos, hormônios... Retículo endoplasmático: é uma organela cuja forma e distribuição são variáveis, dependendo do tipo da célula. É formado por dupla membrana lipoprotéica que se ramifica pelo hialoplasma celular, formando sacos achatados, túbulos, vacúolos. O retículo endoplasmático é dividido em: liso (ou agranular), ou rugoso (granular). O que os diferencia é a presença de ribossomos aderidos à membrana (RER). Função: