Avanços Tecnológicos na Física
AVANÇOS TECNOLÓGICOS NA FÍSICA
Há algum tempo constata-se que a tecnologia vêm crescendo de forma espantosa entrando nos lares, trabalhos e facilitando a vida de muita gente. No entanto existe pessoas por não adaptar ou até mesmo por não gostar desse mundo, é contra qualquer avanço, vivendo ainda de modo tradicional.
Temos como um exemplo de avanço tecnológico os sistemas de corrente contínua em alta tensão (tipo de corrente elétrica na qual os elétrons vão sempre na mesma direção) são os mais eficientes para transportar grandes quantidades de eletricidade por milhares de quilômetros. Apesar de serem melhores do que os sistemas de corrente alternada (aquela cujo sentido varia de acordo com o tempo), que ainda correspondem à maioria do sistemas existentes, eles são menos utilizados porque só permitem fazer uma transmissão direta, de uma ponta à outra, e não criar redes integradas, que são necessárias aos sistemas elétricos.
A empresa suíça ABB criou um dispositivo que pode resolver este problema técnico: um disjuntor para sistemas em corrente contínua em alta tensão. Ele permite desconectar partes da rede que apresentam algum problema, enquanto o restante dela funciona normalmente.
Redes de corrente contínua seriam mais eficientes para conectar fontes de energia renováveis a longas distâncias. Isso possibilitaria, por exemplo, levar energia solar ou eólica a locais que não apresentam potencial de produção desse tipo de energia.
Outra evolução tecnológica que envolve princípios e leis da física e que é muito utilizada atualmente é o alarme, tanto residencial quanto o automotivo. Esses utilizam como princípio básico o detector de movimento que funciona através de ondas eletromagnéticas ou por meio de radiação infravermelha que o corpo humano emite. Essas evoluções tecnológicas parecem ser futurísticas, no entanto elas fazem parte de nosso cotidiano, uma vez que elas trazem conceitos, leis e princípios físicos que fundamentam o