trabalho de patologia
introduçao sobre a patologia:
A palavra doença vem do termo em latim dolentia que significa “sentir ou causar dor, afligir-se, amargurar-se”. Várias são as definições para esse termo, mas especialistas consideram as doenças como manifestações patológicas que se apresentam em nosso organismo. Elas estão sempre associadas a sintomas específicos, levando o indivíduo que as apresenta a se privar de prazeres físicos, emocionais e mentais.
Sistema muscular:
O sistema muscular possui três funções principais: possibilitar movimentos, gerar calor e fornecer estabilidade postural para o corpo. Quando uma doença ataca o sistema muscular, os efeitos são devastadores, não somente para os músculos, mas também para toda a habilidade do corpo de funcionar. Essas doenças são, frequentemente, dolorosas e podem resultar em deficiências físicas, como a incapacidade de caminhar. O impacto delas no sistema muscular inclui distrofia muscular, miastenia gravis, esclerose lateral amiotrófica e paralisia cerebral. A patologia muscular pode resultar em uma Perturbações do movimento: ::
Um movimento tão simples como levantar uma perna requer um sistema complexo de comunicação no qual intervêm o cérebro, os nervos e os músculos. Se uma área do sistema nervoso que controla o movimento se lesiona ou funciona de forma anormal, pode aparecer qualquer variedade das múltiplas.
A perda de função muscular ocorre quando um músculo não funciona ou não se move com normalidade. Pode ocorer uma paralisia temporária ou permanente,pode afetar uma área pequena (localizada) ou ser espalhar espalhada (generalizada), pode afetar apenas um lado (unilateral) ou ambos os lados (bilateral).
Esclerose múltipla e perturbações afins: As fibras nervosas que entram e saem do cérebro estão envolvidas por uma membrana isoladora de múltiplas camadas denominada bainha de mielina. De forma semelhante ao isolante de um cabo