Avaliação
[pic]
seguras na gravidez
Futura mamãe você sabia que? ✓ A gravidez não é motivo para a suspensão de atividades físicas, salvo em situações especiais. Manter-se em bem condicionada fisicamente pode parecer uma preocupação “fútil” para algumas mulheres grávidas, mas manter-se ativa neste período está longe de ser uma opção, ao contrário disto, o exercício físico deve fazer parte da vida da gestante. Ele pode prevenir o ganho de peso excessivo na gestação, o diabetes gestacional, além de facilitar o parto.
✓ Durante a gestação não complicada a mulher atleta pode continuar se exercitando e obter ganhos de condicionamento físico mesmo com exercícios de baixa a média intensidade. Esta atividade deve durar pelo menos 30 minutos três vezes por semana
✓ Na escolha do exercício a ser realizado deve-se avaliar-se o risco de lesão por contato ou queda. A maioria das atividades é segura, mas não se recomenda atividades onde o risco de trauma abdominal seja alto. Não há consenso sobre se devemos ou não limitar a frequência cardíaca e nem a intensidade dos exercícios para evitar efeitos adversos.
✓ Gestantes devem evitar exercícios em que fiquem deitadas com o ventre para cima após a 14ª semana de gestação, assim como longos períodos se exercitando em pé, paradas na mesma posição
✓ Devido a alterações fisiológicas no trato respiratório, as mulheres devem ser alertadas sobre a menor disponibilidade de oxigênio para a realização de atividades aeróbicas durante a gestação, e orientadas a alterar a intensidade do exercício de acordo com os sintomas de exaustão a determinado esforço.
✓ Exercícios em bicicleta estacionária e natação minimizam os riscos de lesão e diminuem as chances de descontinuidade da atividade física na gestação.
✓ No terceiro trimestre da gestação (após a 28ª semana), o risco de queda é maior, e qualquer atividade que envolva risco mínimo de trauma abdominal deve ser evitada.