Mitose e meiose
O termo mitose deriva da palavra grega mitos, que significa ‘’ Tecer com fios’’ e refere-se ao fato de os fios cromossômicos se tornarem cada vez mais visíveis ao Microscópio óptico no decorrer da divisão celular. Na interface os cromossomos estão descondensados e são tão finos que não podem ser visualmente individualmente mesmo com os mais potentes microscópios ópticos. A mitose é um processo contínuo com duração entre 30 e 60 minutos em que uma célula se transforma em duas células-filhas. Ao longo da mitose ocorrem eventos marcantes, escolhidos pelos cientistas para identificar 4 fases no processo. As fases da mitose são em seqüência: Prófase, metáfase, anáfase e telófase. Alguns consideram uma quinta fase que esta entre a prófase e a metáfase, denominada prometáfase.
Prófase Durante a prófase do grego protos primeiro a primeira fase da mitose, os cromossomos se condensam, os nucléolos desaparecem e a carioteca se desfaz, dispersando os componentes nucleares no citoplasma. O início da prófase é marcado pela condensação dos cromossomos, que se tornam progressivamente mais curtos e grossos e podem ser visualizados ao microscópio óptico.
Metáfase A metáfase do grego meta, meio sucede a prófase. A desagregação da cariotica liberta os cromossomos nesse momento já altamente condensados. Certos microtúbulos que partem dos centrossomos ‘’Fisgam os cromossomos, capturando-os pela cinetócoro uma estrutura protéica presente na região do centrômero. Anáfase A anáfase do grego Ana, separação é a fase em que as cromátides-irmãs se separam, puxadas para pólos opostos pelo encurtamento dos microtúbulos do fuso. Esse encurtamento ocorre pela desagregação de moléculas de tubulina nas extremidades dos microtúbulos associadas ao cinetócoro.
Telófase Na telófase do