Avaliação
R:Considerando que a função da educação é promover o desenvolvimento global da criança; para tanto é preciso considerar os conhecimentos que ela já possui proporcionar a criança vivenciar seu mundo, explorando, respeitando e reconstruindo. Nesse sentido a educação, tanto infantil como no ensino fundamental deve trabalhar a criança, tomando como ponto de partida que está é um ser com características individuais e que precisa de estímulos, para crescer criativa, inventiva e acima de tudo crítica.
Todos devem buscar o bem–estar dos pequenos durante o processo de ensino e aprendizagem, resgatando assim o lúdico como instrumento de construção do conhecimento.
O professor tem a função de facilitador, mediador da aprendizagem, pois nossos alunos estão cercados de informações e é necessário que os professores interajam com esse conhecimento do aluno para que de fato consiga fazer o seu papel. Eu acredito que não há aprendizagem sem que os dois lados se completem e ambos aprendam.
2-Necessidade de bom senso e senso de justiça que o professor deve estar imbuído ao avaliar o desempenho dos seus alunos.
Ao avaliar, o professor deve fazer uma auto avaliação para que entenda o que é avaliar e a importância disso. É um processo que vai além de uma nota de aprovar ou reprovar, ou recuperar. Avaliar é antes de tudo, um ato de justiça com aqueles que buscam o saber e necessitam de orientação. O importante é a capacidade de se avaliar os progressos de cada um, durante todo o ano escolar, e não apenas seu resultado, o avanço de cada um é o que interessa. Muitas vezes o resultado em questão de nota não é satisfatório, por isso a avaliação deve ser contínua permitindo que o aluno reflita sobre o que não aprendeu e refaça sua aprendizagem.
O ERRO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM “O erro no processo ensino e aprendizagem” visa evidenciar a importância de uma postura crítica