Avaliação
A avaliação e um processo importante no desenvolvimento da aprendizagem e fixação do conhecimento.
No entanto, avaliar não e julgar, requer ainda um olhar amplo que possa definir com clareza os valores e as necessidades de cada individuo, para melhor nortear o trabalho facilitando o entendimento.
Não basta avaliar para melhorar, todo processo requer um trabalho em equipe envolvendo a sociedade, a escola, os pais e os alunos, para então alcançar os objetivos propostos.
Contudo, o tema avaliação ainda gera muitas polêmicas entre os educadores, diante das necessidades do educador e das necessidades do educando e das exigências no âmbito de uma sala de aula, onde, muitas vezes, a avaliação surge como uma forma de exclusão para alguns.
Diante disso, o objetivo deste estudo é mostrar que uma avaliação baseada na reflexão, pode indicar e transformar caminhos.
2. Tema: Avaliação no processo de ensino e aprendizagem.
2.1 Delimitação do tema: Avaliação no processo de ensino e aprendizagem nos anos iniciais.
3. Problema:
Como o processo avaliativo pode ajudar o aluno a adquirir conhecimento nos anos iniciais?
4. Hipótese:
Segundo ludke e mediano (1997), avaliar não é julgar o desempenho do aluno com o objetivo de dar notas, é preciso que o processo avaliativo priorize o aprendizado do aluno. Para isso, é necessário que as dificuldades apresentadas sirvam de base para o aperfeiçoamento do conteúdo exposto, considerando o aluno como parte fundamental do processo de ensino e aprendizagem.
As dificuldades apresentadas no desenvolvimento das atividades propostas, muitas vezes são conseqüências do modo de vida do aluno. Entretanto, cabe ao educador observar o conhecimento de vida do aluno e o seu desempenho diário dentro da sala, para que ele não seja prejudicado.
Fernandes (2001) para avaliar o desempenho do aluno em sala, é preciso considerar vários aspectos entre eles a participação nas atividades em grupo, para que haja um aperfeiçoamento