Avaliação
Curso: Pedagogia
Área de conhecimento: Avaliação em Larga Escala
Docente
Acadêmico:
Unidade de aprendizagem: 01 – Educação Escolar para Transformação Social
Objetivos de aprendizagem da unidade:
- Compreender a institucionalização do sistema de avaliação no Brasil, a partir do panorama internacional.
Leitura Obrigatória:
SOLIGO. Valdecir. As Avaliações em Larga Escala: Política; Influências e Resistências. IN: SOLIGO, Valdecir. Qualidade Da Educação: Relações Entre Características De Contexto E Os Resultados Das Avaliações Em Larga Escala Nos Municípios De Pequeno Porte Da Região Sul Do Brasil. São Leopoldo/ RS: UNISINOS, 2013.
Disponível: SAPIENS
Vídeo: Avaliação e Administração Escolar
LINK: https://www.youtube.com/watch?v=rgQEMwYKQSg
Atividade da Unidade:
No Brasil o responsável pela execução e monitoramento do sistema de avaliação é o INEP. É inegável a influência dos organismos internacionais, no que se refere a importação para o Brasil do modelo de avaliação, que já vigorava no sistema europeu, como apresenta-se no texto. A implementação do sistema de avaliação no país trouxe avanços, mas também retrocessos. Assim, com base na leitura realizada, e partir das discussões apresentadas e debatidas em sala por meio do texto da Dirce Nei de Freitas, sobre o histórico da avaliação no Brasil. Além disso, o vídeo auxiliará na compreensão do fortalecimento do sistema de avaliação e seus impactos na educação. Responda as questões abaixo:
1) Argumente qual foi à justificativa apresentada para a criação e implementação de um sistema de avaliação no sistema educacional brasileiro. Havia a necessidade de se ter dados sobre as verdadeiras necessidades dos alunos, e do sistema educacional, para ver o que faltava e elaborar propostas suficientes para a realização da aprendizagem. O levantamento sobre os dados sócio econômicos dos alunos, a repetência e evasão escolar