AVALIAÇÃO
Avaliação como compromisso com a aprendizagem: conflitos, desafios e possibilidades.
3 TÍTULO
Avaliação como compromisso com a aprendizagem de todos: professores e alunos.
4 JUSTIFICATIVA
Esta pesquisa se justifica pelas dificuldades sentidas no processo de avaliação, com a insatisfação com resultados encontrados em nossa escola, desse modo há a necessidade em discutir as ações escolares por meio de um planejamento estruturado que venha ao encontro de manter e possibilitar um diálogo a respeito da avaliação e da recuperação paralela. A nossa intenção é de instigar mudanças de atitude nas pessoas que estão envolvidas no processo ensino-aprendizagem, discutindo e dialogando estratégias para o enfrentamento deste problema escolar.
Acreditamos que não deve existir saber fragmentado nem educação fragmentada, portanto, não se pode falar de avaliação sem falar em planejamento, entretanto existe a necessidade de se ampliar os conhecimentos sobre planejamento e avaliação.
É de suma importância lançar um "novo" olhar sobre este tema, porém, com um enfoque diferenciado que aponte a todos educadores e educandos a uma reflexão que desafie e analise os métodos de avaliação escolar.
5 PROBLEMA/ PROBLEMATIZAÇÃO
A avaliação e a recuperação paralela é um tema pertinente nas atuais discussões pedagógicas que participamos em âmbito escolar, pois como tudo está se atualizando, as metodologias de ensino e avaliação também acompanham essas mudanças. Todo o sistema educacional vive uma situação muito problemática, não é apenas um curso, uma série ou uma disciplina, é todo o sistema.
Os educandos necessitam de esclarecimentos sobre as ações e intencionalidades da equipe pedagógica e professores, sobre quais medidas tem se adotado em relação as avaliações aplicadas.
Neste sentido levantamos os seguintes questionamentos:
Para que serve a avaliação?
De que maneira podemos conscientizar os educandos e professores?
O que os alunos e professores