Avaliação
Dicas:
1) pesquise na internet informações mais recentes a respeito dessa empresa, a fim de ter uma perspectiva temporal da evolução da situação descrita na reportagem, de forma a poder avaliar melhor a questão proposta.
2) evite fazer juízos de valor, pois além de não termos todas as informações, juízos de valor raramente agregam valor a qualquer discussão. Concentre-se em analisar o caso a partir dos conhecimentos adquiridos, a fim de que possamos construir pontes entre nossas percepções da realidade e as novas “lentes” para observá-la.
Empresa: Coteminas
Presidente: Josué Gomes da Silva O poder utilizado pelo seu principal executivo era o legítimo, uma vez que ele foi alçado ao cargo após a saída de seu pai da frente do grupo. Ele representava seus familiares no conselho administrativo, que eram maioria absoluta (nove incluindo o próprio Josué), contra 03 executivos minoritários representantes de fundos de pensão. Este tipo de poder trazia muita letargia a empresa, pois Josué não conseguia gerir todas as necessidades do grupo, devido a seu controle excessivo e acumulo de funções, atrasando diversos processos gerando prejuízos a holding. Com o aumento de tamanho da empresa, após a compra da Springs Global, os principais executivos perceberam que apenas uma pessoa não poderia tomar conta do negócio e assim mudando o tipo de poder para a expertise, pois foram contratados novos executivos para diferentes áreas com habilidades específicas para aquele segmento, sendo Josué obrigado abrir mão do seu