avaliação
Publicado por: Domiciano Correa Marques da Silva em Óptica0 comentário Com uma lupa, a imagem que se forma do objeto é ampliada e direita
Você já deve ter se deparado com diversos tipos de instrumentos ópticos, com os quais é possível captar, ampliar ou até mesmo reduzir imagens de objetos. Os instrumentos ópticos mais conhecidos são as máquinas fotográficas, os projetores de imagens, a lupa e os microscópios.
O instrumento óptico conhecido como lupa é constituído por uma lente convergente que fornece, de um objeto real, uma imagem virtual, direita e maior que o objeto. Para que haja essa formação de imagem é necessário que o objeto esteja situado entre o foco e o centro óptico da lente.
Caso a lente e o objeto estejam fixados a suportes de sustentação, a fim de facilitar seu manuseio, o instrumento óptico lupa passa a ser denominado microscópio simples. Podemos atribuir ao físico holandês Leeuwenhoek a construção do primeiro microscópio simples.
A figura abaixo nos mostra como é formada a imagem de um objeto colocado diante de uma lupa, ou melhor, colocado diante de um microscópio simples. Como mencionado anteriormente, é necessário que o objeto esteja localizado entre o foco principal e a lente. Sendo assim, temos:
O aumento linear transversal varia de acordo com a distância p do objeto à lupa e com a distância focal f da lente utilizada. Esse aumento pode ser obtido com a equação do aumento e a dos pontos conjugados:
Por Leopoldo Toffoli
Lupa
A lupa é um instrumento óptico de uma lente convergente, de distância focal pequena e grande convergência. Podendo ser chamada de microscópio simples ela é utilizada para ampliar imagens, de tal modo que consigamos ver os mínimos detalhes da imagem. Pelo fato da lente ser convergente a imagem formada será virtual.
Para que ocorra a ampliação da imagem, e esta seja direita, é necessário que o objeto esteja entre o foco objeto e a lente.
É possível determinar a o aumento