avaliação
A avaliação está presente no cotidiano entre professor e aluno. O educando pode ser avaliado de várias formas diferentes de acordo com o educador. É um processo de adquirir evidências para melhorar o desempenho de ensino/ aprendizagem, incluindo vários tipos de avaliação, fugindo somente de papel e lápis,.. È também um auxílio para organizar metas educacionais e obter objetivos significativos, e verificar se eles estão alcançando os objetivos desejados, e um sistema que mede qualidade, que também pode ser mudado o plano de ensino / aprendizagem a qualquer momento de acordo com os resultados.
ALGUNS CONCEITOS SOBRE AVALIAÇÃO:
Ana Maria Avela Saul:
“A avaliação é uma constante em nosso dia-a-dia. Não aquela que fazemos ou que estamos comprometidos a fazer quando nos encontramos na Escola, mas outro tipo, como aquele em que avaliamos impressões e sentimentos. (...) É assim que, nas interações cotidianas, em casa, em nossa trajetória profissional, durante o lazer, a avaliação sempre se faz presente e inclui um julgamento de valor sobre nós mesmos, sobre o que estamos fazendo, sobre o resultado de trabalhos.
Na ação escolar, a avaliação incide sobre ações ou sobre objetos específicos - no caso, o aproveitamento do aluno ou nosso plano de ação."
(Luckesi apud LIBÂNEO,2008)
“A avaliação é uma apreciação qualitativa sobre dados relevantes do processo de ensino e aprendizagem que auxilia o professor a tomar decisões sobre seu trabalho.”
(Luckesi)
“A avaliação da aprendizagem não é a tirana da prática educativa. A avaliação da aprendizagem, por ser avaliação, é amorosa, inclusiva, dinâmica, construtiva. A avaliação inclui, traz pra dentro; os exames selecionam, excluem, marginalizaram.”
CARACTERISTÍCAS E FUNÇÕES DE AVALIAÇÃO:
A principal forma de avaliação é avaliar o que o aluno aprendeu e melhorar o desempenho de ensino-aprendizagem em base nesses resultados buscando melhores resultados.
Existem vários tipos de avaliação:
Diagnóstica: