uhhh
O prédio do minis. da educação, construído entre 1936 e 1945, foi a grande vitrine de lucio costa. Com a orientação do arquiteto francês Le Corbusier, o edifício teve decoração interna a cargo de Portinari e seus discípulos, com a participação de artistas do grupo santa helena na parte dos azuleijos.
- A construção se desenvolve em sentido vertical, contrariando a horizontalidade pretendida por Le Corbusier.
- As salas são dispostas de ambos os lados do corredor central, tendo sido as paredes substituídas por divisórias de meia altura, que facilitam a ventilação.
- Visando a um melhor aproveitamento da luz, são utilizados caixilhos de vidro na fachada da frente - para maior iluminação e vista da baía de Guanabara.
- No térreo, uma área aberta, com jardins e espaços livres distribuídos por todos os lados, valoriza a construção.
MUSEU MIGUEL DAS MISSÕES
- Teve seu projeto inicial feito por Lucio Costa, e depois por volta de 1940 foi alterado alguns detalhes e inaugurado por Lucas Mayerhofer.
- O edifício realiza uma perfeita integração entre o antigo e o moderno, aproveitando materiais provenientes das ruínas.
- Está situado no mais significativo material dos Sete Povos das Missões, comunidades indígenas lideradas e organizadas pelos Jesuítas.
PAVILHÃO DO BRASIL
- Em 1938, Lúcio Costa venceu o concurso para o projeto do pavilhão do Brasil na Feira Mundial de Nova York, mas propôs que fosse escolhido o projeto de Oscar Niemeyer, segundo colocado, por julgá-lo melhor. O pavilhão foi finalmente projetado pelos dois, com a colaboração do americano Paul L. Wiener, e tornou-se, ao lado do pavilhão sueco, o melhor projeto arquitetônico da feira.
PARK HOTEL
- Essa edificação foi declarada parte do patrimônio histórico artístico e nacional, reconhecido como um marco da introdução da arquitetura moderna no Brasil.
- A construção desta pousada, inicialmente projetada como sendo de caráter provisório (aproximadamente