Turismo e a Degradação Ambiental
Através dessa pesquisa será possível descobrirmos condutas conscientes de usufruir o Turismo de uma forma sustentável, sem prejudicar o meio ambiente. As práticas conscientes do Turismo exerce um papel de extrema importância na preservação ambiental.
Na década de 1970 houve um grande avanço no Setor Turístico devido a alguns êxitos ocorridos no campo social, político, tecnológico e econômico, os quais promoveram a modernização das leis trabalhistas, permitindo aos trabalhadores o direito das férias, no campo econômico houve um aumento de produtividade e consequentemente aumento e melhor distribuição da renda, no campo político houve um maior relacionamento e interdependência entre os países e no campo tecnológico devido ao desenvolvimento econômico surgiram novas descobertas para modernização no sistema de transportes e na construção civil, esses fatores foram de extrema importância para o crescimento no Setor Turístico.
Nesta pesquisa veremos os impactos causados pelo uso inconsciente do Turismo e também formas de planejamento e educação do Turismo para a preservação do meio ambiente, devendo existir um crescimento econômico oriundo da atividade, mas, sem prejuízo ao meio ambiente.
Será abordado de forma superficial relações capitalistas e a sustentabilidade, na reflexão do tema apontaram uma questão que requer uma análise. Até que ponto o capitalismo ajudou e interferiu no desenvolvimento do Turismo?
I. O TURISMO E O MEIO AMBIENTE
O meio ambiente é praticamente a base do Turismo, pois é baseado nos atrativos naturais, na busca pelo desconhecido, na busca pela aventura, por novas culturas que o homem sente a necessidade de deslocar-se para outros lugares utilizando do ambiente natural, causando muitas vezes a degradação do mesmo. A relação entre o Turismo e o meio ambiente é imprescindível, pois o meio ambiente constitui a matéria-prima da atividade turística, matéria-prima que não possui preço fixado dentro do sistema do