Avaliação
Questão 1 - Para Luckesi avaliar implica em diagnosticar e decidir através de procedimentos e instrumentos. O autor questiona a pedagogia hegemônica representada pelo julgamento de valor e pela classificação, sendo contrário a promoção exclusivamente por provas, notas como instrumento de ameaça. A prática docente deve objetivar a aprendizagem e o desenvolvimento individual e coletivo dos educandos. Portanto a avaliação deverá ser contínua, integrativa e inclusiva, favorecendo a democratização do ensino.
Hoffmann propõe uma avaliação mediadora, ou seja constante, contínua e sempre em função do aluno, não tendo como objetivo determinar as notas, e sim acompanhar seu caminho, identificando suas dificuldades e necessidades e fazendo os devidos ajustes. É um processo que envolve transformação, evolução. Dinamizando oportunidades de ação-reflexão num acompanhamento permanente do professor.
Questão 2 - Sou professora regente e atuo numa turma de 4º ano do primeiro do segmento do ensino fundamental e dou aula de reforço para alunos do 5º ano. De acordo com a realidade vivenciada atualmente posso afirmar que a escola e os meios de ensinar realmente evoluíram, mas ainda há muito o que se fazer. Certamente, é essencial medir o desempenho dos alunos, contudo tal processo não pode ser algo ameaçador e excludente. A avaliação deve objetivar buscar meios de o profissional desenvolver melhor o seu trabalho. As disciplinas trabalhadas no cotidiano escolar, em sua maioria são temas contextualizados e essenciais para que o aluno possa exercer sua cidadania de forma plena e consciente, porém nem sempre são de interesse do educando.
Avaliar é algo dinâmico, constante e contínuo, pois é essencial considerar inúmeros aspectos onde cada aluno seja visto como um ser único, oferecendo-lhe diversas oportunidades de expressar suas idéias, observando suas