Avaliação
Felipe de Araújo Nascimento1
Jullyana Karla da Silva2
Resumo
Através dos tempos, a avaliação vem se alterando em diferentes métodos e características. A avaliação é um instrumento educacional garantido pela LDB de forma contínua e cumulativa do desempenho do aluno, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos. No entanto, não podemos de desvincular a influência das relações sociais na questão avaliativa, onde pode sim interferir na aprendizagem do conteúdo. É preciso que formemos cidadãos éticos e de pensamento crítico e opinante, na construção de uma sociedade mais justa, democrática e desenvolvida.
Introdução
Como forma de quantificar o desenvolvimento psíquico-pedagógico do aluno, as avaliações consistem num importante recurso para este fim. No entanto, só podem ser tratadas através de estudos prévios a respeito dos objetivos didáticos ou resultados pretendidos. Isto permite maior melhoria com maior facilidade, tanto a qualidade de nosso ensino, como o aprendizado de nossos alunos. (MORALES, 2003).
A primeira notícia que temos de exame nos é trazida por Weber quando se refere ao uso pela burocracia chinesa, nos idos de 1200 a.C, para selecionar, entre sujeitos do sexo masculino, aqueles que seriam admitidos no serviço público.
O sistema de avaliação instituído no Brasil, melhor dizendo, imposto, acompanha o proposto por La Salle, ainda que talvez disso não tenham consciência os que o formulam.
(ESTEBAN, 2000)
1
2
Pesquisador/Professor do Instituto Ambient Et Al – Email: fnascimentopt@hotmail.com
Graduanda do Curso de Pedagogia da Faculdade Padrão – Email: jullyanakarla@hotmail.com
Instituto Construir e Conhecer; Goiânia; Enciclopédia Biosfera N.05; 2008; ISSN 1809-05831
Através da história as avaliações escolares foram se modificando e alternando suas metodologias e formas, sempre visualizando o ser humano no contexto do desenvolvimento educacional. Não