Avaliação
AVALIAÇÃO
Trabalho apresentado à disciplina de Avaliação Educacional do curso de Pedagogia da Faculdade de Campina Grande do Sul - FACSUL
1º PROPOSTA: ALTERAR A METODOLOGIA DE TRABALHO EM SALA DE AULA
Existem muitos trabalhadores da educação, que culpam os diversos problemas educacionais ( baixo salario , muitos alunos em sala de aula, etc), para justificarem o seu comodismo.
O fato é que a cada passo são inovados os métodos de avaliação, ou seja propostas, discursos, palestras, sempre estão acontecendo para que haja uma conscientização dos profissionais para um novo método, porem esse método não acontece somente com a fala e a intenção, o que precisa mesmo é ação.
O enfoque neste processo é a pratica de cada um, pois é por meio dela que se poderá transformar. Com a pratica é que o professor poderá refletir criticamente e obter uma melhora juntamente com os colegas.
Não será um trabalho fácil, pois nem todos dependem somente da intenção, mais envolve outros setores. Para que haja mudança é importante que cada um faça tudo o que estiver a seu alcance como: ter auto-critica, não usar de métodos autoritários na avaliação, rever a metodologia, alterar a postura diante dos resultados da avaliação, etc.
O educador precisa rever sua pratica pedagógica em sala de aula, pois usando métodos autoritários não provocara no aluno uma compreensão adequada da matéria, ou seja, é de extrema importância a participação dos alunos na construção do conhecimento, fazendo com que ele use sua criatividade, que se expresse com mais liberdade, e na hora do erro na avaliação, que ele possa ter oportunidade de rever, reconstruir o conhecimento para chegar à compreensão.
Para a maioria dos educandos a avaliação é somente para tirar nota, não são orientados para estudar e aprender, o que se torna uma meta a ser alcançada pelo professor, proporcionar ao aluno um entendimento do mundo em que ele vive, uma compreensão de que ele precisa