AVALIAÇÃO E SEUS FINS.
Na avaliação psicológica existem instrumentos usados para medir ou mensurar os fenômenos, esses instrumentos são chamados de testes psicológicos, os teste são usados para muitos fins, o psicodiagnostico e uma avaliação de punho clinico com um foco especifico isso pode ocorrer em clinicas psicológicas, hospitais ou nas escolas, para se detectar problemas mentais e assim planejar uma intervenção adequada para remover ou contornar o problema.
A diferença entre a técnica e o instrumento de avaliação é basicamente que a técnica é o método ou procedimento a ser utilizado, e o é o objeto instrumento usado no procedimento.
As principais técnicas e instrumentos de avaliação são este, dinâmicas de grupo, observação e entrevista. A entrevista psicológica é um processo entre duas ou mais pessoas com propósito fixado no qual o entrevistador, procura saber o que acontece com a outra, o entrevistado. A entrevista pode ser de dois tipos fundamentais, aberta ou fechada, a entrevista aberta e de maior flexibilidade pois o entrevistador conduz o curso das perguntas e a fechada é onde tanto a ordem quanto o curso das perguntas já estão previstas e não podem ser alteradas, seu objetivo pode ser para diagnósticos, psicoterapias, encaminhamentos, seleção, pesquisas e desligamentos. Ao pensar na estrutura da entrevista deve-se levar em consideração o problema exposto, assim como é importante associar a perspectiva histórica e uma abordagem dinâmica. Dependendo da problemática e da estrutura da personalidade do paciente, certas áreas e certos conflitos deverão ser mais explorados do que outros, concentrando-se em determinados pontos da vida do paciente que