avaliação e planos de aula
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
4 CONCLUSÃO 7
REFERÊNCIAS 8
1 INTRODUÇÃO O principal objetivo deste trabalho é focalizar as alternativas metodológicas e a avaliação da aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental.
Inicia com uma reflexão sobre o trabalho docente e a importância da avaliação e do plano de aula de ensino no cotidiano escolar, destacando diversas concepções, os níveis e as etapas, evidenciando o planejamento participativo.
É importante aprofundarmos nos princípios organizadores do trabalho docente. Um plano precisa se flexível e possibilitar ajustes a novas situações ou situações não previstas. As necessidades e interesses dos alunos e situações que surgem durante a aplicação do plano, necessitando modificações em alguns tópicos.
O professor que tem o hábito de elaborar constantemente um plano possui mais condições de ajustar-se a situações que exijam improvisações. O plano necessita ainda de clareza, precisa ser escrito em linguagem simples e clara, que permita seu entendimento por todos. Não pode dar margem à dupla interpretação e não deve ser rebuscado e cheio de palavras bonitas e inócuas.
DESENVOLVIMENTO
AVALIACÃO E PLANO DE AULA
A avaliação tem sido praticada em nossas escolas com a função de aprovar ou reprovar o aluno. Realizada, dessa forma, prevaleceu seu caráter classificatório. Porém, os estudos atuais explicitam que não pode ocorrer em momentos isolados do trabalho pedagógico.
O ato de avaliar ocorre a partir de juízos provisórios, impulsionando as decisões a serem tomadas. Nesse sentindo, Luckesi (2001, p. 69) “[...] entende a avaliação como um juízo de qualidade sobre dados relevantes, tendo em vista uma tomada de decisão”. A avaliação deve constituir o ato crítico que servirá