Avaliação no plano de aula
produção textual interdisciplinar e individual
Santa Luzia/MG
2014
andreza da conceição rangel
produção textual interdisciplinar e individual
Trabalho apresentado ao Curso pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina : Organização do trabalho Pedagógico nos Anos Iniciais E.F; Reflexão e Pesquisa; ensino da Língua Portuguesa;Ensino de Educação Física Escolar; Seminário VI, Estágio Curricular Obrigatório II – Educação Infantil Prof. Sandra Reis, Edilaine Vagula, Marlizete Steinle, Juliana Fogaça, Vilza Vidotti, Suhellen Lee.
Santa Luzia/MG 2014
AVALIAÇÃO NO PLANO DE AULa
A avaliação na elaboração do plano de aula é vista como a última etapa da aula, momento em que o educador irá verificar se os objetivos da aula foram atingidos. Nesta visão da avaliação o educador geralmente sugere questões, questionários, atividades extraclasses, de forma que este, o educador, possa medir o conhecimento do aluno.
Nesta concepção “A avaliação é concebida como processo/instrumento de coleta de informações, sistematização e interpretação das informações, julgamentos de valor do objeto avaliado através das informações tratadas e decifradas. (...) A avaliação cruza o trabalho pedagógico desde seu planejamento até a sua execução, coletando dados para melhor compreensão da relação entre o planejamento, o ensino e a aprendizagem e poder orientar a intervenção didática para que seja qualitativa e contextualizada.” (Silva, 2003)
A avaliação sob o ponto de vista relatado assim, traz a necessidade que a avaliação seja contínua e proponha uma diversidade de instrumentos avaliativos, para que assim se possa ter o maior número e variedade de informações sobre a prática educativa, pois “restringir a avaliação aos testes finais e aos aprendentes implica não avaliar certos aspectos dos estudantes como o desempenho