XEROX
ROTEIRO DA APRESENTAÇÃO NO SEMINÁRIO
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Curso: Engenharia de Materiais
Disciplina: Introdução à Engenharia
Prof. Dr. xxx
Londrina
15/08/2013
História da Xerox
Período inicial, até a data de publicação do livro-base:
Chester F. Carlson, com 30 anos trabalhava o dia toda no departamento de patentes em Nova Iorque, a noite estudava na faculdade de direito e gastava o resto do seu tempo na biblioteca pública lendo revistas técnicas.
Em 1935, Carlson procurava uma ideia que o conduzisse a um invento lucrativo. Ele já havia notado, no escritório onde trabalhava que o número de cópias de especificações de patentes, necessário para a rotina de serviço, nunca parecia suficiente. Assim começou a cogitar a ideia de inventar um aparelho de escritório capaz de receber um documento original e devolver, segundos depois, uma cópia perfeita.
Nessa época, já existiam máquinas como o mimeógrafo. Porém, não trabalhavam diretamente com os originais, ou se trabalhava com fotografias convencionais, cujo problema era o tamanho, a perda de tempo (30 minutos por cópia) e o preço dessas máquinas na época.
Até 1937, Carlson estudou bastante a eletrostática e fez uma engenhoca que fez uma cópia em branco e preto de um dado original, obtida sem produtos químicos, e todos os caros acessórios da fotografia convencional, denominada por ele de “eletrofotografia”.
Em outubro de 1938 depois de transformar seu apartamento em um laboratório, Carlson chegou a sua primeira eletrofotografia, o resultado ainda era precário.
Depois de chegar a uma máquina que fazia cópias, em 1940 Carlson resolveu patentear seu invento. E nos anos seguintes, ele procurou mais de 20 empresas a fim de obter apoio comercial para o seu invento. Mas, nenhuma delas o apoiou.
Em 1944, visitando o Batelle Memorial Institute, Carlson descreveu seu invento a um dos engenheiros do instituto, o que gerou interesse do instituto. Eles firmaram um acordo, o