Avaliação e mesuração do ativo e do passivo
FUNDAMENTOS SOCIOLOGICOS
Ediane Gato Meireles
MANAUS – AM
MAIO 2012
EDIANE GATO MEIRELES
BUROCRACIA ,MAX WEBER
Trabalho apresentado para Disciplina Fundamentos Sociologico, do Curso de Contabilidade, do Centro Universitário do Norte – UNINORTE e Laureate International Universities, sob a orientação do Professor Jorgemar Prado Marques . CCN03S3.68
MANAUS – AM
2012
INTRODUÇÃO
No Inicio do século XX, Max Weber, sociólogo alemão, publicou um bibliografia a respeito das grandes organizações da sua época. Deu-lhes o nome de burocracia e passou a considera o século XX como o século das burocracias, pois achava que estas eram as organizações característica de uma nova época, plena de novos valores e de novas exigências (CHIAVENATO, 2000).
As burocracias sugiram a partir da era vitoriana como decorrência da necessidade que as organizações sentiram de ordem e de exatidão e das vindicações dos trabalhadores por um tratamento justo e imparcial. O modelo burocrático de organização surgiu como uma reação contra a crueldade, o nepotismo e contra os julgamentos tendenciosos e parcialistas, típicos das práticas administrativas desumanas e injustas do início da evolução Industrial.
Rapidamente, a formula burocrática de administração alastrou-se por todos os tipos de organizações humanas, como industrias, empresas de prestação de serviços, repartições públicas e órgãos governamentais, organizações educacionais, militares etc., em uma crescente burocratização da sociedade (CHIAVENATO, 2000).
DESENVOLVIMENTO
A Teoria da burocracia desenvolveu-se na Administração ao redor da década de 1940, em função dos seguintes aspectos.
Tornou-se necessário um modelo de organização racional capaz de caracterizar todas as variáveis envolvidas, bem como o comportamento dos membros dela participantes, e aplicáveis não