TCF
_________________________________________________________________________
INSTITUTO POLITÉCNICO DO CÁVADO E DO AVE
ESCOLA SUPERIOR DE GESTÃO
O JUSTO VALOR COMO BASE DE MESURAÇÃO
SOFIA MAGALHÃES PEREIRA
N.º11121
SÓNIA MONTEIRO
RELATÓRIO APRESENTADO AO INSTITUTO POLITÉCNICO DO CÁVADO E DO AVE
TÓPICOS DE CONTABILIDADE FINANCEIRA
MESTRADO DE FISCALIDADE
BARCELOS
FEVEREIRO 2015
O justo valor como base de mensuração
______________________________________________________________________
RESUMO
Com os recentes progressos no mundo contabilístico e a aplicação de um novo sistema de normalização contabilística em Portugal, têm emergido várias mudanças. A globalização da economia tem influenciado os sistemas contabilísticos nacionais, em virtude da necessidade de adaptação destes às normas internacionais de contabilidade (NIC), como forma de garantir uma maior coerência e comparabilidade da informação a nível internacional. Com a introdução destas normas o justo valor (Fair
Value) ganha importância na valorização de certos ativos específicos, em detrimento da valorização pelo custo histórico.
O grande desenvolvimento e expansão das tecnologias de informação aliada à globalização da economia vieram impulsionar o desenvolvimento dos mercados de capitais a nível mundial e fomentaram substancialmente a internacionalização dos negócios.
O conjunto completo das Demonstrações Financeiras das empresas, tem sido utilizado como a principal fonte de recolha de dados para estudos empíricos, que analisam a divulgação da informação sobre responsabilidade social, uma vez que são consideradas como o mais importante instrumento utilizado pelas entidades para comunicar com os stakeholders.1
A ausência de uma resposta global por parte da teoria contabilística, baseada de sobremaneira no custo histórico, às novas e mais exigentes necessidades de informação relevante e fiável para a tomada de decisões, levou à progressiva utilização do justo valor.