Avaliação e desempenho
A avaliação de desempenho é um processo de administração através do qual o supervisor e o subordinado, estabelecem metas e prioridades comuns perante a organização e ao indivíduo, e delimita a área de responsabilidade de cada funcionário, em termos do resultado total da organização.
A avaliação de desempenho é a maneira pela qual a organização pode medir o grau de contribuição dos colaboradores na execução de seus trabalhos, podendo comparar o resultado das ações praticadas pelo mesmo com as expectativas da empresa. A avaliação de desempenho é uma atividade essencial à gestão de pessoas, porque dela decorrem consequências importantes para a motivação e progressão na carreira dos funcionários.
O processo de avaliação pressupõe que o desempenho de uma Unidade ou Órgão ou de uma estrutura organizacional depende do desempenho de cada pessoa e da atuação dessa pessoa na equipe.
Introdução
A época moderna está marcada por um ritmo acelerado em todas as esferas da vida humana e empresarial. Transformações essas, que levam as empresas as mudanças profundas no seu subsistema como imperativo para sua sobrevivência e crescimento.
Nesta perspectiva, a área de Recursos Humanos, não poderia ficar fora desse cenário, já que o fator humano assume atualmente como principal fator para a competitividade das empresas. As pessoas quando motivadas e empenhadas elevam o índice de produtividade na empresa contribuindo de forma determinante para o sucesso empresarial.
Em nível da Gestão de RH, a avaliação de desempenho vigora como uma ferramenta imprescindível. Se por um lado, constitui um meio para aumentar a motivação, por outro, permite tomadas de decisões credíveis, fruto da estreia relação entre recrutamento e seleção, formação, promoção, e progressão nas carreiras e administração salarial.
Com efeito, o presente trabalho, aborda o estudo do tema “Avaliação de Desempenho”. Deste modo, o presente procura identificar a avaliação de