Ensaio de tração
O ensaio de tração consiste em submeter o material a um esforço que tende a alongá-lo até sua ruptura. No ensaio o corpo de prova fica preso em suas extremidades enquanto é aplicada uma força na direção do eixo longitudinal, dizemos que se trata de uma força axial. Os esforços ou carga são medidos na própria máquina de ensaio. No ensaio o corpo de prova é deformado por alongamento, até o momento que se rompe. O ensaio de tração permite conhecer como os materiais resistem aos esforços de tração, quais os limites de tração que suportam, e a partir de que momento ocorre à ruptura.
2. PROCEDIMENTOS
O ensaio de tração é realizado na máquina universal, que recebeu este nome pela possibilidade de se realizar diversos ensaios. O procedimento está baseado na preparação do corpo de prova e em seguida sua colocação na máquina de ensaio, para isto são seguidos os seguintes passos:
- Fixa-se o corpo de prova na máquina por suas extremidades, numa posição que permite ao equipamento aplicar-lhe uma força axial, para fora, de modo a aumentar seu comprimento.
A máquina de tração é hidráulica, movida pela pressão do óleo, e está ligada a um dinamômetro que mede a força aplicada ao corpo de prova. A máquina de ensaio está ligada a um computador, onde é feito o registro gráfico da força x deformação.
Os materiais e ferramentas utilizados nos ensaios foram: Aço 1020 C.R., Aço 5150, Aço 1045, VC131 e Aço 1020 S.R., paquímetro, marcador, computador, a máquina de ensaio de tração, etc. 1. 2. 3.1. CORPOS DE PROVA
Para a realização do ensaio descrito acima é necessário à utilização de corpos de prova, estes devem apresentar características específicas de acordo com normas técnicas. Lembrando também que suas dimensões devem ser adequadas à capacidade da máquina de ensaio.
Geralmente utilizam-se corpos de prova com seção circular ou retangular, dependendo da forma e tamanho do Na figura abaixo a parte útil do corpo de prova, identificada no desenho